O responsável das Nações Unidas pelos refugiados palestinos, Matthias Schmale, alertou nesta segunda-feira (13) que o bloqueio terrestre, marítimo e aéreo imposto por Israel a Gaza está causando um “colapso social”.

O bloqueio está sendo imposto desde 2007, Schmale apontou a situação da população. “Em um ano e meio por lá, pude ver uma mudança de humor nas pessoas, tendendo para a depressão. Não há perspectivas de futuro para 53% das pessoas desempregadas”, afirmou em entrevista o diretor da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA).

De acordo Schmale, cerca de 1,3 milhão dos 2 milhões de moradores em Gaza estão abaixo da linha de pobreza.  A má situação econômica e social também estaria produzindo um aumento do consumo de drogas, da prostituição e dos suicídios em Gaza.

“Gaza não é uma crise humanitária produzida por um tsunami, um terremoto ou uma guerra, mas é resultado do fracasso político na busca por uma solução para estes doze anos de bloqueio”, ressaltou.

MaisPB

ESSA MATÉRIA JÁ FOI VISTA 114

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here