Projeto do CAPS Dona Quinca recebe prêmio no CONASEMS 2018

98

A Prefeitura Municipal de São Bento, através da Secretaria de Saúde, participou mais uma vez do Congresso Nacional do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS. Esse ano, o evento foi realizado entre os dias 25 e 27 de julho, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém – PA.

O congresso tem como objetivo conhecer e apresentar as Experiências desenvolvidas na área da saúde em todo o Brasil.

Dra. Gerlane apresentando o projeto.

Esse ano, o CONASEMS contou com a exposição de mais de 300 trabalhos e São Bento novamente foi premiado, assim como em 2017. Dessa vez, a cidade ficou entre os três municípios, juntamente com Marília-SP e Angra dos Reis -RJ, que se destacou no eixo VIGILÂNCIA EM SAÚDE, com o Projeto: EU ME IMPORTO COM A SUA VIDA – A IMPORTÂNCIA DO CAPS NO ACOLHIMENTO DE PESSOAS COM TENTATIVAS DE SUICÍDIO NO MUNICÍPIO DE SÃO BENTO -PB.

O projeto vem sendo desenvolvido pela Equipe do CAPS Dona Quinca, tendo como autora, a Psicóloga Dra. Gerlane Costa , a qual apresentou a experiência no 34º CONASEMS e tem como co-autores: Lindinalva Dantas , Fernanda Drielly, Marcos Vítor Costa Castelhano , Marcia Marques e Giovani Amado.

Segundo Gerlane Costa, o projeto tem como principal objetivo, extinguir o alarmante número de tentativas de suicídio e, consequentemente, traçar o perfil epidemiológico a partir desses dados para que assim, possa ter um município com uma maior e melhor saúde mental e qualidade de vida.

“A equipe do CAPS tem um programa todas as quartas -feiras das 10h00 às 11h00, na Rádio Piranhas 104.9, falando sobre transtornos mentais dentre outros temas na área da saúde mental e ainda dispõe do TELEVIDA CAPS – 996393417 – um número telefônico o qual as pessoas podem ligar (identificando-se ou não), para que possamos realizar a busca ativa e assim proporcionarmos um acolhimento inicial (as consultas não são realizadas via telefone) de escuta e agendamento para atendimento. O projeto tem parceria com a FIP e total apoio da gestão desde sua implantação. Saúde Mental é um direito de todos”, disse a psicóloga.

A secretária da saúde de São Bento com a Dra. Gerlane.

O prefeito Dr. Jarques Lúcio, disse que o prêmio é um reconhecimento do trabalho que a saúde do município vem realizando, buscando melhorar a condição de vida de todos do município.

Ascom

Essa matéria já foi vista 697