Secretária da Saude de Caico destaca programação ações do Projeto Caicó faz Saúde na Feira.

147

A secretária municipal de Saúde de Caicó, Sandra Brilhante, concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira (11), no Centro Administrativo e apresentou a programação a ser desenvolvida no projeto “Caicó faz Saúde na Feira”, que será lançado neste sábado (14). O evento acontece no estacionamento do Restaurante Ponto Certo ao lado do açougue público, a partir das seis horas. 

Segundo Sandra, serão oferecidos vários atendimentos, entre eles, teste de glicemia, verificação de pressão arterial; teste Rápido (HIV, sífilis e hepatite), distribuição de preservativo masculino e feminino; avaliação do IMC (índice de massa corporal) e orientação nutricional; distribuição de hipoclorito; consulta médica; ações de saúde bucal (aplicação de flúor, orientações sobre escovação e distribuição de kits de higiene bucal); classificação sanguínea; imunização (vacina contra hepatite e tétano) e amostragem dos trabalhos confeccionados pelos usuários do CAPSad e CAPS III.

O projeto tem o objetivo de promover verdadeiras campanhas de prevenção de diagnóstico precoce de doenças e também aproximar a população dos serviços de saúde. A iniciativa é um compromisso de campanha do prefeito de Caicó, Batata Araújo, e  também será levado para a zona rural e para a periferia.

“São pessoas que nem sempre têm oportunidade de procurar o serviço e com esse projeto na feira, a gente vai ter essa oportunidade e o projeto terá continuidade mensalmente”, disse a secretária Sandra Brilhante.

Trabalho na zona rural

A secretária ainda enfatizou o trabalho que vem sendo desenvolvido na zona rural do município de Caicó. Sandra confirmou que foi ampliada a atenção da saúde básica na zona rural. “A Estratégia de Saúde da Família (ESF) inicia o atendimento na zona rural, a partir das 8 horas e vai até o meio-dia, evitando que as pessoas venham da zona rural para o atendimento na cidade durante esse período. Foi feita uma escala e todos os PSFs da zona rural estão com os médicos”, disse a secretária.

Centro de Controle de Zoonoses

Ainda na entrevista coletiva, a secretária Sandra Brilhante destacou que o serviço de Zoonoses é extremamente importante para a saúde pública do município. “A gente pretende solucionar todos os problemas do Centro de Zoonoses e fortalecer aquele serviço para melhorar a assistência”, afirmou Sandra Brilhante.

Salários dos servidores da Saúde

Sobre o pagamento dos servidores da Saúde, referente ao mês de dezembro e que não foi pago pela gestão anterior, a secretaria Sandra Brilhante explicou que mandou fazer um levantamento sobre o valor devido pela pasta aos servidores, tanto os efetivos quanto os prestadores de serviços, para ver a possibilidade de como será feito o pagamento.

jair sampaio

Essa matéria já foi vista 189