Três alunos da ECIT de São Bento foram classificados na 2° etapa do programa de intercâmbio Gira Mundo 2018

226

Os três alunos do ECIT aprovados no Gira Mundo, Guilherme, Orquídea e Erdinak. (Foto: divulgação)

Três alunos da Escola Cidadã Integral Técnica Estadual (ECIT), da cidade de São Bento, sertão paraibano, estão classificados na 2° etapa para fazer intercâmbio na Argentina, Canadá e Portugal, pelo programa de intercâmbio Gira Mundo Estudante do Governo da Paraíba. O Programa está proporcionando à alunos do 2° ano do Ensino Médio que possuem boas notas, a oportunidade de passar um semestre em outro país.

Na primeira etapa, a ECIT teve 35 alunos aprovados, na qual foram avaliadas as médias do ano anterior, nas disciplinas de língua portuguesa, matemática e inglês. Após a 1ª seleção, os alunos passaram por um curso com foco no idioma do país no qual ele se inscreveu. Em seguida, foi realizado um curso preparatório e a prova de proficiência, que teve três alunos aprovados, ambos em 1° lugar na 8° Gerência Regional de Educação.

Os alunos aprovados foram Erdinak Dias, que irá para a Argentina, Guilherme Gomes, que irá para Portugal e Orquídea Di Paola, que irá para o Canadá. Todos foram aprovados no teste de proficiência na língua.

De acordo com o coordenador pedagógico da instituição, Flávio Soares, não foi divulgado as datas que os alunos vão viajar. “Não foi divulgado ainda, pois eles irão passar por testes psicológicos, como também faremos reuniões com seus familiares, para assinatura do Termo de Autorização e tirar os passaportes. Mas é provável que viajem em breve, pois o retorno deverá ser antes do fim do ano letivo”, explica Flávio.

Os alunos vão morar com uma família do país selecionado, que somente fala o idioma de origem, como também estudarão numa escola selecionada de lá durante o tempo de intercâmbio. “Essas famílias são de confiança, cadastradas e legalizadas para receber os jovens. Com tudo pago pelo Governo do Estado”, disse o coordenador da ECIT.

O coordenador também falou sobre como é importante a ida destes alunos para outros países. “É um orgulho imenso podermos enviar esses três jovens protagonistas para representar nossa escola em um programa de intercâmbio tão premiado. Nossos alunos são guerreiros, estudiosos e competentes e sem dúvida, trarão excelentes práticas para replicar na nossa escola, melhorando ainda mais a educação do Estado”, finaliza Flávio.

O objetivo do projeto Gira Mundo é oportunizar o desenvolvimento linguístico, a interação com novas culturas e os métodos de ensino, levando mais de 200 estudantes paraibanos nesse ano para outros países, como Argentina, Canadá, Espanha e Portugal.

Mais São Bento com São Bento em foco

Essa matéria já foi vista 365