Jurandir da Prensa
São Bento PB

Justiça determina remoção de pesquisa divulgada por grupo de whatsapp em São Bento

Justiça determina remoção de pesquisa divulgada por grupo de whatsapp em São Bento

30/07/2020 09h22Atualizado há 2 semanas
Por: Mais São Bento
Fonte: Os Guedes
1.151

 

O juiz José Normando Fernandes, da 69ª Zona Eleitoral, determinou a imediata remoção de uma pesquisa eleitoral que está sendo divulgada em um grupo de whatsapp no Município de São Bento. A decisão atende a um pedido do Partido Progressista.

Alega a parte autora que a pesquisa foi veiculada no grupo de whatsapp denominado “Mastigado Da Polític…” para os cargos de prefeito e vereador, sem o devido registro na Justiça Eleitoral.

A lei das eleições proíbe a divulgação de pesquisa sem o prévio registro. A multa varia de 50 mil a 100 mil Ufirs.

Na decisão, o juiz determinou que sejam apagadas as mensagens de whatsapp de qualquer compartilhamento da pesquisa, bem como a cessação da divulgação da referida pesquisa por qualquer meio.

“É truísmo afirmar que a divulgação de pesquisa eleitoral sem o rigor técnico exigido de tal instituto, cuidadosamente regulamentado pela Resolução do TSE 23.600/2019, pode gerar uma falsa percepção no eleitor e ocasionar indevido desequilíbrio de oportunidades no pleito vindouro, violando a isonomia entre os candidatos. Mesmo sem a identificação dos responsáveis pela contratação e execução da potencial pesquisa sem registro, impende interromper a sua divulgação descuidada”, afirmou o magistrado.

 

Fonte: Os Guedes

Essa matéria já foi vista 878

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.