Segunda, 30 de Novembro de 2020
00 00000-0000
São Bento São Bento PB

São Bento: Justiça atesta legalidade de pesquisa RedeMais/Opinião; confira

São Bento: Justiça atesta legalidade de pesquisa RedeMais/Opinião; confira

13/11/2020 18h18
1.822
Por: Mais São Bento Fonte: Maispb
São Bento: Justiça atesta legalidade de pesquisa RedeMais/Opinião; confira

 

O juiz José Normando Fernandes da 69 zona eleitoral de São Bento, no Sertão do Estado, atestou a legalidade da pesquisa realizada pelo Instituto Opinião, contratada pelo Portal MaisPB, sobre a sucessão no município. O levantamento foi divulgado na última segunda-feira (09), mas suspenso por decisão liminar da Justiça Eleitoral a pedido do candidato a vereador Rodolpho Diniz Alves, da coligação do candidato a prefeito Galego Souza (PP).

 

O Instituto Opinião e o Portal MaisPB apresentaram esclarecimentos solicitados e recorreram da decisão, que foi reformada pelo magistrado após nova análise da documentação probatória.

 

Confira os dados 

O prefeito de São Bento e candidato à reeleição, Jarques Lúcio (Cidadania), lidera com 54,3% das intenções de voto a disputa pela Prefeitura do município, conforme revela pesquisa do Instituto Opinião, realizada em parceria com o Portal MaisPB, divulgada na manhã desta segunda-feira (09).

 

A divulgação integra o Projeto das Eleições 2020 do Portal MaisPB, Rede Mais e o Instituto Opinião, um dos mais acreditados do Nordeste e que acumula 26 anos de experiência e credibilidade.

 

Na pesquisa estimulada (quando o Instituto Opinião apresenta os nomes dos candidatos), o deputado Galego Souza aparece em segundo lugar. O candidato do Progressistas tem a preferência de 38,3% dos eleitores do município.

 

Entre Jarques, o primeiro colocado, e Galego, o segundo, a diferença encontrada na pesquisa é de 16 pontos percentuais.

 

Mazinho Mota (PATRIOTA) é o terceiro colocado com 0,8% das intenções de voto. Branco, nulo e nenhum representam 1,5% dos entrevistados. Já 5,1% dos eleitores disseram que ainda estão indecisos ou não sabem em quem irão votar para prefeito.

 

Fonte: Instituto Opinião

 

Jarques também lidera espontânea

O Instituto Opinião também perguntou, sem apresentar nomes dos postulantes, em quem os eleitores de São Bento votariam para prefeito caso as eleições fossem hoje.

 

Nesse cenário, os candidatos têm praticamente o mesmo percentual da pesquisa estimulada. O prefeito Jarques Lúcio lidera com 54%. O segundo colocado é o deputado Galego Souza com 38,3%, seguido por Mazinho Mota com 0,5%.

 

Do total de entrevistados, 1,5% disseram que poderiam votar nulo ou branco. Já 5,7% informaram que estão indecisos ou não sabem em quem vão votar.

 

 

Fonte: Instituto Opinião

 

Galego Souza tem a maior rejeição

 

O candidato à Prefeitura de São Bento pelo Progressistas, deputado Galego Souza, lidera, com 22%, o índice de rejeição da Pesquisa RedeMais/Opinião sobre a sucessão no município.

 

O segundo mais rejeitado é Mazinho Mota, com 21,8%. Jarques Lúcio aparece com a menor rejeição entre os concorrentes, 17%.

 

Do total de entrevistados, 1,3% disseram que rejeitam todos os candidatos. Já 37,9% informaram ao Instituto Opinião que não rejeitam nenhum dos candidatos.

 

 

Fonte: Instituto Opinião

 

Dados técnicos

 

O Instituto Opinião realizou 400 entrevistas com eleitores de comunidades da zona urbana e rural do município entre os dias 31 de outubro e 01 de novembro.

 

Os questionários foram aplicados nas seguintes localidades: Alto do Cipó, Barra de Cima, Belarmino Lúcio, Bosque dos Piranhas, Centro, Cícero Dias I, Cícero Dias II, Colinas do Sul, Dão Silveira, Herculano, Jenipapo, Loteamento Portal, Riachão, Rua do Rio, São Bentinho, São Bento de Baixo, São Bernardo, São José, Sudene, Terra Nova, Várzea Grande e Xique-Xique.

 

O intervalo de confiança da pesquisa estimado é de 95% e a margem de erro admitida é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

 

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo PB-05136/2020.

 

Instituto Opinião

 

Com 26 anos de experiência no mercado, o Instituto Opinião, com sede em Campina Grande, acumula atuação destacada na Paraíba e em estados do Nordeste. Dirigido pelo estatístico Joaquim Braga, é um dos mais respeitados e acreditados no segmento. Tem parceria com o Portal MaisPB desde as eleições de 2016.

 

Portal MaisPB e Programa Hora H

 

Fundado em 2010 pelo jornalista Heron Cid, o Portal MaisPB completou uma década no jornalismo. Pelo conteúdo relevante e linha editorial equilibrada, alcançou uma das maiores audiências mensais da mídia digital paraibana e respeitabilidade na cobertura do cotidiano e da política.

 

O MaisPB é parte integrante da Rede Mais Conteúdo, que também abriga blogs de notícias e é responsável pela geração do Programa Hora H, exibido de segunda a sexta, das 18h às 19, em 20 emissoras de rádio nas principais regiões da Paraíba, com alcance nos estados de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

 

MaisPB

Essa matéria já foi vista 919

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.