A suspensão da Operação Carro-Pipa pelo Governo Federal, a partir desta segunda-feira (25), prejudica 1.328 pessoas da zona rural de São Bento, no Sertão da Paraíba, que ficam sem água potável.
A informação foi repassada pelo Secretário de Agricultura do município, Francivaldo da Silva Araújo (Nená), durante o Jornal Correio da Manhã, na Rádio Bento FM, na manhã de hoje.
O secretário acrescentou que são 42 comunidades rurais atendidas pelos caminhões transportadores de água potável, cujos contratos de prestação de serviço são feitos entre pessoas físicas, com validade de quatro meses.
Além dos veículos contratados pelo Exército, a prefeitura Municipal de São Bento dispõe de mais cinco carros-pipa, sendo quatro locados e um do PAC, totalizando 10 que atendem moradores das zonas rural e urbana do município.
Nená disse que conversou com o prefeito do município, Jarques Lúcio, o qual garantiu mobilizar integrantes da FAMUP para manter contatos com representantes da Paraíba no Congresso Nacional, e acredita na reversão desse quadro o mais rápido possível.
A interrupção do serviço acontece devido à falta de descentralização de recursos por parte do Governo Federal. Atualmente, a operação carro-pipa abastece 34 mil cisternas coletivas, atendendo, aproximadamente, 1,5 milhão de pessoas, distribuídas por 466 municípios em todo o Brasil.
Leomarque Pereira